São Paulo - 1992
- Gabriel de Faria
- 23 de set. de 2015
- 3 min de leitura










Um dos grandes momentos da história do São Paulo foi no começo dos anos 1990. A equipe do Morumbi faturou dois importantes títulos em 1991: Campeonato Paulista e Brasileiro. Em 1993, veio o Bi-Mundial e o Bi da Libertadores, além da Supercopa Sulamericana e também a Recola Sulamericana. Mas foi no intervalo dentre os anos 1991 e 1993 que o São Paulo encantou o mundo pela primeira vez.
No ano de 1992, o time dirigido por Telê Santana venceu a Libertadores e o Mundial pela primeira vez em sua história e faturou também o Campeonato Paulista mais um vez na sua história. Leia a seguir um resumo das campanhas do tricolor e os principais nomes de seu elenco.
Campeonato Brasileiro
O Campeonato Brasileiro de 1992 tinha 20 times, que se enfrentavam em um único turno. Os oito melhores colocados se classificavam para a segunda fase. O São Paulo terminou em 6º, com 21 pontos, sendo oito vitórias, cinco empates e seis derrotas. 22 gols marcados e 16 sofridos. Na segunda fase o tricolor caiu no grupo A ao lado de Flamengo, Vasco e Santos. O time decepcionou e terminou em terceiro, fora da final.
Libertadores
Na competição continental as coisas ocorreram diferente. No grupo 2 ao lado de Criciúma, San Jose e Bolívar, o São Paulo classificou em segundo atrás do clube catarinense. O tigre foi a única equipe a derrotar o São Paulo na primeira fase, por 3 a 0. Nas oitavas o adversário voi o uruguaio Nacional. Vitórias por 1 a 0 e 2 x 0. Na fase seguinte veio o troco pra cima do Criciúma. Triunfo por 1 a 0 e empate na volta por 1 a 1. Contra o Barcelona do Equador, na semi final, talvez os confrontos mais distintos. Após vitória no Morumbi por 3 a 0, o tricolor viajou ao Equador e tomou um susto: foi derrotado por 2 a 0, mas a ótima partida de ida deu a classificação para a final. A final foi contra os argentinos do Newell's Old Boys. O primeiro jogo, em Rosário, vitórias argentina por 1 a 0, com gol de Berizzo. Na volta, o Morumbi recebeu um público de 105.000 pagantes, e devolveu o placar de 1 a 0, gol de Raí, de pênalti. Decidindo a competição nas penalidades, apenas Ronaldão desperdiçou, enquanto Raí, Ivan e Cafu converteram. Se por um lado o tricolor errou um pênalti, os argentinos, por sua vez, errou três cobranças. Assim, o tricolor levantou a primeira taça Libertadores de sua história.
Campeonato Paulista
O estadual também ficou com o São Paulo. Na primeira fase, grupo A, o São Paulo terminou em primeiro. 26 jogos, 14 vitórias, oito empates e 4 derrotas, mas passou em primeiro. Na segunda fase compôs o grupo II ao lado de Portuguesa, Ponte Preta e Santos. Mais uma vez classificou em primeiro, conquistando o direito de enfrentar o Palmeiras, líder do grupo II, na final paulista. A final foi disputada em dois jogos, ambos no Morumbi. O primeiro jogo deu tricolor, 4 a 2. Na volta, mais uma vitória, agora por 2 a 1. Com o resultado, o São Paulo conquistou o 18º título Paulista da sua história.
Supercopa Sulamericana
A Supercopa Sulamericana reuniu todos os campeões da Libertadores até aquele ano. A disputa era mata-mata e na primeira fase o São Paulo eliminou o rival Santos. Nas quartas, derrotas na ida e na volta para os paraguaios do Olímpia. O Cruzeiro ficou com o título daquele ano.
Mundial
Ainda disputado em Tóquio e em jogo único, reunindo o campeão europeu e o sulamericano, o Mundial de 1992 ficou com o São Paulo. Os paulistas venceram o Barcelona por 2 a 1. Stoichkov abriu o placar para os catalães aos 12 da etapa inicial. Raí aos 27 empatou. Na segunda etapa, novamente Raí, aos 23, virou a partida para o tricolor do Morumbi, garantindo o primeiro mundial são-paulino.
Jogadores Notáveis
Goleiro: Zetti;
Defensores: Cafu, Antônio Carlos, Ronaldão, Adilson, Ivan Rocha, Ronaldo Luís;
Meias: Palhinha, Raí, Pintado, Elivélton, Toninho Cerezo;
Atacantes: Müller, Macedo, Rinaldo.
Técnico: Telê Santana.
Comments