Van Basten, o cisne holandês (Números)
- Gabriel de Faria
- 24 de set. de 2015
- 2 min de leitura



Nascido em Utrecht, na Holanda, no dia 31 de outubro de 1964, Marcel - ou Marco - Van Basten foi um atacante holandês nos anos 1980 e 1990. Jogou por Ajax e Milan, e também pela seleção de seu país. No total marcou 304 gols em 436 partidas como profissional.
Ajax
Revelado pelo Ajax, Marco Van Basten estreiou na temporada 1981/82, com dezessete anos apenas. Na sua temporada inicial, fez duas partidas, marcando um gol na estreia, pelo Campeonato Holandês. Van Basten permaneceu as cinco temporadas seguintes no Ajax. No total, foram 172 partidas com a camisa do time holandês, anotando 152 gols. Além desses números expressivos, o atacante conquistou três campeonatos holandês e três Copas da Holanda. A incrível habilidade de van Basten, o levou ao Milan, onde se consagraria.
Milan
O atacante teve uma média bem inferior de gols em relação ao time que o revelou. O holandês vez 206 jogos e marcou 128 gols. Nas oito temporadas que vestiu a camisa rossonera, van Basten levantou os seguintes canecos: 2 Copas Intercontinental, 3 Ligas dos Campeões, 1 Eurocopa, 3 Supercopas Europeias, 4 Campenatos Italianos e 4 Supercopas da Itália. Além dos prêmios coletivos, van Basten colecionou títulos individuais. Foi Bola de Ouro da France Football por três vezes e uma vez pela FIFA. Também recebeu o prêmio World Soccer duas vezes, além de ter feito parte da Seleção da Eurocopa por duas vezes.
Seleção da Holanda
Pela seleção principal van Basten jogou 58 vezes, balançando as redes em 24 oportunidades. O atacante não conseguiu levantar uma taça para sua seleção, mas foi, por duas vezes, um dos jogadores que compôs a Seleção da Eurocopa.
Imagens: Reprodução/Internet
Vídeo retirado do Youtube
Comments